GESTÃO E GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


Por tratar-se de um sistema de atendimento flexível, o trabalho pode ser realizado tanto pessoalmente como por meio de sistemas de comunicação, como e-mail, telefone, fórum e diferentes outros meios de comunicação. Novos métodos de prestação de serviço aos usuários e clientes são adotados pelas empresas todos os anos, como o atendimento por meio de aplicativos de smartphone para as fabricantes de eletrônicos. Nesta modalidade usa-se tickets para gerenciar as demandas podendo compor um setor à parte da empresa ou pode fazer parte de uma operação.

Sobre as modalidades do nível de serviço solicitado, o texto acima se refere a:


Field Service.


Help Desk.


Service Desk.


TI Desk.


Call Desk.

O SLA é uma documentação indispensável para os contratos envolvendo empresas do setor de tecnologia. Ter um contrato de SLA, além de oferecer segurança e mostrar credibilidade de ambas as partes da negociação, tem outras vantagens e benefícios associados. 

Analise as seguintes afirmativas em relação aos benefícios dos contratos de SLA.

 

I - Melhora o desempenho da equipe contratada.

II - Define a medida mínima a ser cumprida pela contratada.

III - Não permite ter visibilidade, pois o SLA é um documento formal, depois que estiver definido pode ser disponibilizado para os colaboradores, oficializando o acordo.

IV - O SLA garante a segurança jurídica, pois ele faz uma avaliação detalhada do que ficou acordado entre as partes e faz a documentação de tudo.

 

Em relação aos benefícios do SLA, estão corretas as assertivas que estão na letra:

 


I, II e IV.


I, II


a) I, II e III.


II, III e IV.


I, III e IV.

O SLA é uma documentação indispensável para os contratos envolvendo empresas do setor de tecnologia. Ter um contrato de SLA, além de oferecer segurança e mostrar credibilidade de ambas as partes da negociação, tem outras vantagens e benefícios associados. 

Analise as seguintes afirmativas em relação aos benefícios dos contratos de SLA.

 

I - Melhora o desempenho da equipe contratada.

II - Define a medida mínima a ser cumprida pela contratada.

III - Não permite ter visibilidade, pois o SLA é um documento formal, depois que estiver definido pode ser disponibilizado para os colaboradores, oficializando o acordo.

IV - O SLA garante a segurança jurídica, pois ele faz uma avaliação detalhada do que ficou acordado entre as partes e faz a documentação de tudo.

 

Em relação aos benefícios do SLA, estão corretas as assertivas que estão na letra:

 


I, II


I, II e IV.


I, III e IV.


II, III e IV.


I, II e III.

Determinada instituição recém-criada ainda não conseguiu implantar um sistema corporativo de backup para os dados armazenados diariamente. Em situação precária e de emergência, foi solicitado a cada colaborador que providenciasse a rotina diária de backup para a proteção dos dados, principalmente dos arquivos de trabalho.
 

Considerando essa situação hipotética, principalmente no aspecto da segurança e do sigilo da informação, assinale a opção correta

 


O backup protege o computador da invasão de hackers.


O custo de um backup é alto e, portanto, é uma prática incomum na área da informática.


O backup consiste em copiar arquivos de um computador em um pendrive.


O backup é um sistema de salvamento de informações apenas em nuvem.


O backup é relevante para que haja uma estratégia de proteção e segurança de dados.

Texto 1

 

“A biologia sintética vem sendo desenvolvida desde o início da década de 2000. Com ela, pesquisadores conseguem reescrever o DNA de organismos vivos, alterando rotas metabólicas, além da possibilidade de transformar microrganismos naturais em sintéticos. Dessa forma, podem ser adicionados ao DNA dos organismos “chaves” que respondem, por exemplo, a um fator químico ou determinada temperatura ligando ou desligando um processo biológico.”

https://www.industria40.ind.br/artigo/18536-biologia-sintetica-na-industria-40

 

Texto 2

 

Combustível de algas

“Ben Hankamer, da Universidade de Brisbane, na Austrália, falou sobre os desafios econômicos e técnicos na produção mundial de biocombustíveis a partir de microalgas. Segundo ele, as microalgas são matéria-prima viável para suprir a demanda do planeta por combustíveis. “A grande necessidade de novas fontes está relacionada aos combustíveis, que são 83% do consumo mundial de energia – os outros 17% estão relacionados à eletricidade”, apontou. “As microalgas seriam uma solução interessante, uma vez que não disputariam espaço por terras agriculturáveis, além de contribuir para a captura de dióxido de carbono. Outra vantagem dessa matéria-prima é que ela representa uma alternativa aos combustíveis fósseis cujas reservas mundiais são limitadas”, disse. Segundo Hankamer, o desenvolvimento no setor permitiu a construção do primeiro avião movido a um combustível feito totalmente de algas, o bimotor Diamond DA-42, construído pela companhia europeia EADS, em junho deste ano.”

https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2010/10/27/biologia-sintetica-promete-sistemas-artificiais-inspirados-na-natureza/

.


Sobre a biologia sintética e sua relação com a indústria 4.0 os dois textos nos dizem que...

 


a biologia sintética deixou de ser apenas teórica no ano de 2000, quando pesquisadores publicaram o primeiro estudo mostrando o desenvolvimento de uma bactéria (Escherichia coli) em que a expressão de um gene (produção de uma proteína) era controlada por uma “chave sintética”. Como a indústria 4.0 é algo recente, tudo o que se tem de biologia sintética pode ser desvinculado a essa nova fase industrial.


diferentemente do que se fazia no passado, dentro da indústria 4.0 a biologia se restringe apenas à questão dos microorganismos para a criação de novos órgãos e desenvolvimento de fármacos para a cura de determinadas doenças.


com o avanço da indústria 4.0 é possível desenvolver novos processos biológicos, fazendo com que microrganismos sejam capazes de transformar matéria orgânica (biomassa) em novos produtos químicos, combustíveis e materiais. 


o sequenciamento dos genomas e estudo dos genes não foi um fator essencial, pois o número de plantas e demais microorganismos sequenciados no mundo está muito aquém do que é necessário. Além disso, o sequenciamento genético não nos diz muita coisa sobre as características e potencialidades dos seres.


o desenvolvimento da biologia sintética dentro desses moldes só dependerá dela não se esbarrando em questões jurídicas ou éticas.

“Pesquisas, realizadas por diversas consultorias, têm estimado os impactos que o avanço da digitalização da economia poderá ter sobre a competitividade do Brasil. A Accenture – empresa de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing -, por exemplo, estima que a implementação das tecnologias ligadas à Internet das Coisas deverá impactar o PIB brasileiro em aproximadamente US$ 39 bilhões até 2030. O ganho pode alcançar US$ 210 bilhões, caso o país crie condições para acelerar a absorção das tecnologias relacionadas, o que depende de melhorias no ambiente de negócios, na infraestrutura, programas de difusão tecnológica, aperfeiçoamento regulatório etc. McKinsey, outra empresa que atua no mesmo ramo, estima que, até 2025, os processos relacionados à Indústria 4.0 poderão reduzir custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40%, reduzir o consumo de energia entre 10% e 20% e aumentar a eficiência do trabalho entre 10% e 25%.”

http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0

 

Além desses impactos, haverá toda uma série de possíveis consequências da disseminação e da consolidação da Indústria 4.0, que exigirão uma nova concepção de política industrial para o Brasil. Dentre esses impactos, ocorrerá...

 


o estabelecimento de novos modelos de negócios e de inserção nos mercados, no entanto não ocorrerá redefinição de setores de atividade econômica, pois a cultura econômica do Brasil não permite.


o surgimento de novas atividades e novas profissões, que demandarão adaptações no padrão de formação de recursos humanos.


a baixa competitividade que se estabelece entre sistemas produtivos, que incluem empresas, fornecedores, clientes e ambiente;


a redução da cooperação entre agentes econômicos, cujas operações serão cada vez mais integradas;


a não redução das vantagens comparativas espúrias, que tenderão a ser solapadas pelos ganhos de produtividade decorrentes da não adoção das novas tecnologias, com a possibilidade de redefinir fatores determinantes de localização de investimentos produtivos;

Leia o texto a seguir. 

"A tecnologia da informação começou a ser empregada na década de 1960. Nessa década, o tema tecnológico que rondava as organizações era o “processamento de dados”. Na época, a maioria das empresas direcionavam os seus recursos para o processamento centralizado de dados em mainframes (grandes computadores) e para os sistemas de controles operacionais, tais como faturamento, estoque, folha de pagamento, finanças e contabilidade. Com a informática, as empresas integraram os seus sistemas. Na atualidade, a informática se transformou em tecnologia da informação (TI), integrando os seus emergentes e modernos recursos."

 

Fonte: SOUSA.N. Helson. Introdução ao gerenciamento de TI.

 

A partir do texto acima temos que a melhor definição que cabe à tecnologia da informação é a que nos diz que.....

 


a TI pode ser conceituada como “o conjunto dos recursos tecnológicos e computacionais” para o armazenamento de dados, geração e uso da informação e de conhecimento.


a TI é um conjunto de elementos que compõem a infraestrutura de redes que darão suporte para o aparato tecnológico de uma empresa.


a TI são tecnologias utilizadas apenas para a captação de dados capaz de interpretar informações mercadológicas internas à empresa. 


a TI são tecnologias utilizadas para a captação de dados e seu armazenamento, haja vista que apenas o profissional especialista é capaz de nos fornecer uma leitura e interpretação do dado apurado.


a TI é um conjunto de elementos que compõem a infraestrutura de uma corporação capaz de interpretar os dados que chegam do mercado espontaneamente.

Observe a figura abaixo:

 

Sobre o significado e função do DMBS, podemos afirmar que:

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.


significa “Sistema de gerenciamento de banco de dados.” É um sistema de software que usa um método padrão de catalogar, recuperar e executar consultas sobre um banco de dados.


significa “Software de gerenciamento de hardware de dados”. Sendo um servidor que possui um hardware que, por sua vez, possui um software que tem por finalidade armazenar dados.


é um sistema para armazenamento de dados sem caráter de processamento, ou seja, a transformação do dado em informação.


significa “Sistema de gerenciamento de banco de dados.” É um hardware que usa um método padrão de catalogar, recuperar e executar consultas sobre um banco de dados.


significa “Software de armazenamento de dados.” Sendo um sistema de software de cabeamento sem o qual o dado não é transmitido.

Páginas: 12